CUIDADOS com a SAÚDE
- Vacinação: A vacina é um dos principais métodos para proteger seu cão de diversas doenças infecciosas. Por isso, é fundamental que o filhote seja imunizado nos primeiros meses de vida. Não o leve para passear na rua até que todas vacinas tenham sido aplicadas. O veterinário poderá orientá-lo sobre os reforços mensais e anuais.
- Parasitas: Parasitas internos(vermes) e externos (pulgas e carrapatos) são comuns em filhotes e adultos, mas podem causar sérios riscos à saúde de seu cão.Administrar vermífugos e antipulgas regularmente é importante para eliminar ou prevenir esses parasitas. Seu veterinário poderá orientá-lo sobre a prevenção contínua.
- Castração: Se você não deseja que seu cão reproduza, nossa dica é castrá-lo no primeiro ano de vida. Pesquisas científicas comprovam que essa prática ajuda a aumentar a longevidade do animal. Após a castração você deva dar maior atenção à sua alimentação, pois eles costumam ter mais apetite e podem ganhar peso.
- Peso: O excesso de peso pode causar sérios problemas à saúde de seu cão e diminuir sua longevidade. Ofereça apenas alimentos destinados à cães e na quantidade indicada no verso da embalagem. Consulte sempre um veterinário para receber as orientações nutricionais necessárias para o controle de peso de seu amigo.

- Saúde Oral: As doenças orais são muito comuns em cães. Para prevení-las, escove diariamente os dentes de seu amigo desde o primeiro dia e ele logo se acostumará com esse cuidado.
- Banhos: Dê banhos em dias mais quentes e utilize xampus suaves específicos para cães. Enxugue-o bem com toalha e secador de cabelos para evitar problemas de pele devido à umidade. Aproveite para limpar as orelhas com algodão e solução própria.
- Escovação: A escovação evita que os pelos embaracem e o acúmulo de sujeiras.
Escove seu cão semanalmente, aumentando a frequência em cães de pelo longo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário